Comunidade Terapêutica

 

Sample imageA comunidade terapêutica, coordenada pela Psicóloga Criminal Sara Fernandes, ocupa uma área de 17000m2. A infraestrutura principal é a residência, com 8 quartos, 1 copa e uma sala de convívio onde os residentes realizam os trabalhos diários e grupos terapêuticos. Nesta residência há também uma lavandaria e um gabinete para a equipa técnica.

Existe outro edifício onde fica localizada a cozinha, o refeitório, o "Café-café (espaço de convívio) e onde têm à disposição uma esplanada. Neste edifício encontra-se também o consultório médico e os gabinetes da equipa técnica. Os gabinetes administrativos e a sala da Direção também estão inseridos nesta infraestrutura.

Na área envolvente encontra-se uma piscina, um ginásio ao Ar livre e um campo de futebol, onde os utentes poderão  praticar atividades desportivas nos seus tempos de lazer.

São admitidos na Comunidade, utentes de ambos os sexos, que por sua livre vontade manifestam desejo de aderir a este projeto, que lhes é previamente  esclarecido numa entrevista, após a qual o candidato e um familiar/responsável poderão visitar a Comunidade Terapêutica.

Também são admitidos menores com medida de acolhimento institucional e com problemas de toxicodependência, com o objetivo final de as reintegrar satisfatoriamente na sociedade.