Apartamentos de Inserção

 

Sample image

A Associação Picapau tem dois Apartamentos de Reinserção Social com capacidade para 14 utentes, coordenados pela Técnica de Serviço Social, Eliana Beca, que em estreita colaboração com a equipa multidisciplinar da Instituição e com o apoio de 2 monitores que residem nos apartamentos, fazem o acompanhamento técnico.

 Os utentes que terminem um projeto terapêutico em Comunidade poderão ingressar nestes apartamentos. Trata-se de uma fase de consolidação da estrutura individual adquirida em tratamento e de transição para a vida no exterior. Possibilita ainda, numa fase inicial, algum afastamento das famílias muitas vezes disfuncionais.

O tempo de permanência no Apartamento é de seis meses, podendo ser prolongado até um ano, estando sempre sujeito ao cumprimento de um conjunto de normas e regras, estabelecidas num contrato previamente assinado. Um outro requisito para permanecer nos Apartamentos é a envolvência dos utentes em atividades laborais, ações de formação ou de voluntariado.

São realizadas reuniões semanais coordenadas pelo técnico onde se pretende que os utentes falem dos seus problemas, dificuldades e experiências para que como resultado da interação de grupo consolidem a sua estrutura. Pode também existir acompanhamento individual.

Os dois apartamentos, um com capacidade para 8 e um para 6 utentes, estão situados no centro da cidade de Santarém, possibilitando assim um fácil acesso a todos os equipamentos sociais, comércio e lazer, da capital de distrito.